7.1.07

Os Clichês de Holywood

ALIENS* Não se preocupe em aprender "marciano". Aliens geralmente falam o legitímo e intergalático "inglês".* É fácil se disfarçar de alienígena! Afinal, todos os membros de uma espécie extraterrestre usam as mesmas roupas, estilo de cabelo (ou pele num lugar próximo a uma provável cabeça) e bijuterias. Sabe como é, Aliens são figuras muito sujeitas à moda e não deixam nunca de assistir à Ana Maria Blerrrgh, ao vivo de saturno. Isso os torna mais fáceis de serem identificados - aliens que não se vestem como aliens estão escondendo alguma coisa...

AMBIENTE* Trovões e relâmpagos sempre ocorrem ao mesmo tempo!* Tempestades começam como Nescafé: é instantâneo. Um relâpago, um trovão e a chuva cai copiosamente.* Não, você não ficou daltônico. Em Hollywood, tudo é azul de noite!* A lua sempre aparece de noite. Corolário do Super Mouse: a lua cheia pode ocorrer por várias noites seguidas.

ANIMAIS* Répteis mortais vão atacar sempre uma mulher primeiro - mesmo que ela esteja na presença de trinta homens. A cobra sabe onde picar...* Ouça seu cão - eles sempre sabem quem é vilão, e late para eles. Com exceção de Benji, todo cão devia ser o herói do filme.

ARMAS* Uma caixa de cigarro ou um isqueiro sempre vai livrar alguém da morte.* Quando de encontro a dezenas de oponentes armados, sem nenhuma saída aparente, o herói será baleado aos montes e cair aparentemente morto ao chão. Mas reaparecerá miraculasomente vivo devido a um colete a prova de balas ou mesmo uma bandeja de aço protejendo seu dorso. Não, ninguém vai atirar em sua cabeça. Depois disso, ao invés de aprender com sua sorte extrema e esperar que seus oponentes estejam tão estupefatos a ponto de estarem paralisados, vai atirar a proteção longe, confiante de que a mesma situação não se repetirá em seu filme.* Os personagens usam silenciadores em suas armas. E funciona.* Balas atiradas em um veículo farão o tanque de gasolina a explodir. Agora eu quero ver VOCÊ tentar fazer isso.* Balas atiradas no pára-brisas nunca ricocheteam, sempre acertando o vilão na testa. Se for um dos mocinhos, bastará uma rápida abaixadinha para se livrar do tiro.* Num faroeste, tiros que não acertam o personagem rebatem fazendo muito barulho.* Não se esqueça: fotos de pessoas amadas em medalhas, além de amuletos religiosos, bíblias e moedas podem parar balas melhor do que um colete fabricado especialmente para isso.

ASTERÓIDES* Asteróides viajam pelo espaço fazendo barulho.* Estão sempre presos numa órbita deveras agradável. Mas quando se aproximam cometa, eles quicam e se tornam PERIGOSAMENTE INSTÁVEIS!* Qualquer asteróide que perca sua órbita (em todo o sistema solar) vai escolher justamente a Terra para se chocar em questão de horas.* Sempre dá pra evacuar Nova York em 48 horas – o que requer muitos aviões e helicópteros. Mas numa cena próxima da colisão aqueles que ainda ficaram vão gritar em pânico nas ruas da cidade ao acaso.* Engraçado é que nunca sobra um cãozinho pra ser resgatado no último momento. Provavelmente cães só gostam de aprontar com tornados, vulcões e fugas em aviões.

BANHEIROS* Você pode entrar em qualquer banheiro sem pestanejar, pois nunca falta papel nem sabonete - mesmo nos banheiros de estrada, infestados de bactérias e fungos. A não ser que você esteja numa comédia: aí eu não recomendaria ir ao banheiro nem dentro de casa.* Banheiros são mais utilizados como meio de fuga do que como lugar para urinar.* Flashbacks reveladores e incursões no subconsciente do personagem costumam ocorrer enquanto ele lava o rosto e olha o espelho.

BARES E BEBIDAS* Se você for o herói, ao entrar no bar peça uma bebida forte e engula como um chazinho morno. Quando quiser pedir algo mais fraco, apele para o leite: é hora dos comentários sarcásticos por parte de gente feia e aí, meu filho, é batata. Começa uma briga.* Pedindo whiskie, receberá a dose num copo pequeno. Beba de uma vez. Um iniciante tem falta de ar e tosse. Um machão inspira brevemente e mostra os dentões num sorriso Colgate. Escolha.* Um copo de café forte e/ou água gelada na cara é tudo o que é necessário para trazer um pé de cana de volta à sobriedade.

BINÓCULOS e ÓCULOS* Sempre que alguém olha por um binóculo, a platéia vê dois círculos que se tocam, ao invés de um. Vai ver quem faz cinema nunca olhou um binóculo de verdade.* Óculos nunca ficam embaçados quando alguém vem do frio lá fora.* Preste atenção! Um vilão eventualmente cometerá um crime em frente a uma janela onde alguém olha de binóculo. Bem, ninguém é perfeito.

BIOLOGIA E GENÉTICA* As pessoas são sempre cópias idênticas de seus antepassados remotos ou de seus pais, na mesma idade.* Radiação nunca causa mutação a suas gerações futuras. Quem sofre é você, na hora, como num fast food mutante. Embora nunca fatal, primeiro você se torna uma bolha sem forma ou uma criatura com feições animalescas. Ou uma tartaruga mascarada com sabedoria ninja.

BOMBAS* Bombas geralmente tem visores grandes, brilhantes e barulhentos. Gênios do mau que criam bombas sempre são espertos o bastante para incluir um display que mostre quanto tempo falta para que detone, dando ao herói um retorno exato de quando tempo ainda há.* Quando você corta um fio, o tempo pára. Mas não se engane... ele logo começa a andar mais rápido! Não se desespere com algumas gotas de suor que lhe caiam... um close em seus olhos e bingo! Conclusão: você nunca estará apto a cortar o fio certo até o último segundo.* O vilão nunca é genial nem econômico o bastante para comprar todos os fios de uma cor. Os fios são de cores diferentes, facilitando para o herói quando ele sabe qual deve ser cortado. Você nunca ouvirá num filme a pergunta "Hmmm... o verde ou o verde?" Quando auxiliado por um coadjuvante, aí sim: "mas qual fio vermelho"?* Bombas dentro de microondas sempre explodem dois segundos depois que o visor marca zero, tempo suficiente para que soe a sineta e haja um corte rápido para o mesmo micrroondas, em plano mais aberto, explodindo.

Nenhum comentário: