3.1.08

Torre de energia. Será a solução??


Pesquisadores israelenses elaboraram uma forma de produzir energia elétrica que afirmam ser a maneira ideal de sustentar até 20 vezes o consumo mundial de energia hoje. Não somente, como também pode ser usado para dessalinizar água do mar e para reverter os efeitos do aquecimento global.
Como fundador do projeto, Professor Dan Zaslavsky explica: “A Torre de Energia — como foi apelidada — trabalha com o princípio básico da convecção: ar quente sobe e ar frio desce”.
A torre de 900 metros de altura funcionaria da seguinte maneira: qualquer tipo de água — incluindo a do mar — é colocada no topo da torre. Esta mesma água resfriará o ar quente e o frio conseqüente cairá por dentro da torre, ganhando velocidade durante a queda e girando turbinas na base da torre, gerando energia elétrica.
Estima-se que o projeto seja barato: a eletricidade gerada por tal método custaria apenas 2,5 centavos por kilowatt-hora, que é menos de um terço do preço pago pela população israelense atualmente. É mais barata até mesmo que a energia solar ou eólica.

Nenhum comentário: