5.7.09

Ditados populares- os significados 001

Salvo pelo gongo


O ditado tem origem na na Inglaterra. Lá, antigamente, não havia espaço para enterrar todo os mortos. Então, os caixões eram abertos, os ossos tirados e encaminhados para o ossário e o túmulo era utilizado para outro infeliz.

Só que, às vezes, ao abrir os caixões,os coveiros percebiam que havia arranhões nas tampas, do lado de dentro, o que indicava que aquele morto, na verdade, tinha sido enterrado vivo (catalepsia – muito comum na época).

Assim, surgiu a idéia de, ao fechar os caixões, amarrar uma tira no pulso do defunto, tira essa que passava por um buraco no caixão e ficava amarrada num sino.

Após o enterro, alguém ficava de plantão ao lado do túmulo durante uns dias. Se o indivíduo acordasse, o movimento do braço faria o sino tocar. Desse modo, ele seria salvo pelo gongo.

Com o tempo, a expressão passou a significar “Escapar de se meter numa encrenca por uma fração de segundos”.

Tudo como dantes no quartel de Abrantes

Significado: o que permanece sempre na mesma, sem alteração.

O povo português respondia com essa expressão quando perguntado sobre como as coisas iam em seu país, na época da primeira invasão francesa, comandada pelo general Junot, que instalou seu quartel-general em Abrantes.

Elefante branco


A expressão vem de um costume do antigo reino de Sião, situado na atual Tailândia, que consistia no gesto do rei de dar um elefante branco aos cortesãos que caíam em desgraça.

Sendo um animal sagrado, não podia ser posto a trabalhar. Como presente do próprio rei, não podia ser vendido. Matá-lo, então, nem pensar.

Não podendo também ser recusado, restava ao infeliz agraciado alimentá-lo, acomodá-lo e criá-lo com luxo, sem nada obter de todos esses cuidados e despesas.

Daí o ditado significar algo que se tem ou que se construiu, mas que não serva para nada.

Comer com os olhos


Significado: Apreciar de longe, sem tocar.

Origem: soberanos da �?frica Ocidental não consentiam testemunhas às suas refeições. Comiam sozinhos.

Na Roma Antiga, uma cerimônia religiosa fúnebre consistia num banquete oferecido aos deuses em que ninguém tocava na comida. Apenas olhavam, “comendo com os olhos�?.

A propósito, o pesquisador Câmara Cascudo diz que certos olhares absorvem a substância vital dos alimentos.

Amigo da onça


Significado: Amigo falso, hipócrita.

Segundo estudiosos da língua portuguesa, este termo surgiu a partir de uma história curiosa.

Conta-se que um caçador mentiroso, ao ser surpreendido, sem armas, por uma onça, deu um grito tão forte que o animal fugiu apavorado. Como quem o ouvia não acreditou, dizendodo que , se assim fosse, ele teria sido devorado, o caçador, indignado, perguntou se, afinal, o interlpcutor era seu amigo ou amigo da onça.

Estar com a corda no pescoço


Significado: Estar ameaçado, sob pressão ou com problemas financeiros.

Origem: o enforcamento foi, e ainda é em alguns países, um meio de aplicação da pena de morte.

A metáfora nasceu de anistias ou comutações de pena chegadas à última hora, quando o condenado já estava prestes a ser executado e o carrasco já lhe tinha posto a corda no pescoço, situação que, de fato, é um sufoco.

Como sardinha em lata


A palavra sardinha vem do latim sardina. Designa o peixe abundante na Sardenha, conhecida região da Itália. É um alimento apreciado e nutritivo, de sabor bem peculiar.

As sardinhas, quando enlatadas em óleo ou em outro molho, vêm coladas umas às outras. Por analogia, usa-se a expressão para designar a superlotação de veículos de transporte público.

Nenhum comentário: