15.5.11

Noé ficaria de queixo caído



Arquiteto russo cria abrigo “verde” que pode ser instalado na terra ou na água e mantém seus habitantes de forma autônoma; estrutura tem gerador de energia eólica e painéis solares

Brasil 247 / Inovação Tecnológica

Num futuro próximo, enchentes, tsunamis e desastres naturais não deixarão mais tanta gente sem abrigo, se depender da proposta de habitação do arquiteto russo Alexander Remizov. Sua invenção, batizada de Arca, deixaria o velho Noé de queixo caído. Como projeto que faz parte de um programa de arquitetura de auxílio contra desastres, lançado pela União Internacional de Arquitetos, a criação de Remizov visa fornecer aos moradores tudo o que é necessário para que eles sobrevivam por tempo indeterminado em seu interior.

Segundo o arquiteto, a Arca pode ser construída para ficar tanto em terra quanto na água, já que flutua como um barco e aguentaria uma enchente ou uma repentina elevação do nível do
mar. Este “condomínio flutuante” também é capaz de se manter firme em diferentes zonas climáticas e em regiões sujeitas a terremotos. Sua estrutura tem a forma de uma concha, sem bordas ou ângulos, e conta com a flexibilidade de arcos e cordas, o que permite distribuir a carga ao longo de todo o edifício.

A Arca, como seria de se esperar, pode se manter flutuando indefinidamente e manter seus habitantes de forma autônoma. Todos os resíduos são utilizados no interior do edifício por queima ou por pirólise livre de oxigênio. O abrigo também contém um sistema independente de suporte de vida, incluindo elementos que permitem assegurar o funcionamento de um ciclo fechado, mantendo a atmosfera interior isolada do exterior. Isto porque sua forma da cúpula garante a acumulação do ar aquecido na parte superior do edifício. Esse calor é coletado em acumuladores elétricos e de hidrogênio, a fim de proporcionar um fornecimento ininterrupto de energia para todo o complexo, sob qualquer que seja a condição do ambiente externo. Em tempos menos cataclísmicos, o edifício pode produzir energia extra a ser fornecida para casas adjacentes e para meios de transporte "verdes".

Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário: